sábado, 7 de agosto de 2010

UFC 117 - comentários

Bom. Se você chegou aqui no blog então não preciso dizer muito sobre o UFC 117. Não preciso dizer que foi hoje, sábado, e nem que a luta principal foi do Anderson Silva contra o aspirante a político Chael Sonnen.

Vou falar rapidamente sobre o que achei das lutas em geral, mas meu foco é a luta do Anderson.

Roy Nelson x Cigano [4 estrelas]: Que queixo é esse? Roy Nelson é indestrutível!! Tomou cada uma do Cigano e não foi nocauteado, apesar de balançar bastante (principalmente na linha da cintura...). Cigano lutou muito bem, mas acho que não tem chances contra o gigante Brock Lesnar - especialmente após a vitória sobre Shane Carwin.

Matt Hughes x Cachorrão [4,5 estrelas]: Matt Hughes é, na minha opinião, um monstro sagrado - como se dizia sobre os Gracies, há muito tempo atrás... Cachorrão queria vingar o Renzo, usar jiu-jitsu? Pois tomou um belo estrangulamento de um jeito que até o presidente do UFC, Dana White, achou estranho (http://twitter.com/danawhite/status/20597553329)

(não que o Dana White seja uma grande autoridade no MMA)

Guida x Rafael dos Anjos [3 estrelas]: Acho que o Rafael dos Anjos tem grande potencial. A luta anterior dele, no UFC 112, mostrou que ele é bom. E essa luta contra Clay Guida confirmou isso - apesar da derrota. Vamos ver se volta a lutar, com o maxilar quebrado...

Jon Fitch x Thiago Alves [2 estrelas]: Eu gosto do Thiago Alves. Pena que ele é ridículo do chão. Sabe se defender de um modo razoável, consegue fugir pra ficar de pé... mas faltou treinar jiu-jitsu! Cadê o MMA? Luta morna, na minha opinião.

Chael Sonnen x Anderson Silva [4,5 estrelas]: Acho que foi a luta que fiquei mais tenso na minha vida. Caramba... o Chael Sonnen tinha tudo pra vencer, com aquela arramação irritante. Foi igual à vitória contra Nate Maquart. Usando o wrestling absurdo que o Sonnen tem, coloca no chão e segura lá, por cima: sem ground n' pound potente, sem chances de nocaute, sem dar chances de o adversário ficar por cima. E se fossem 3 rounds, o resultado de hoje seria igual ao do UFC 109: vitória de Sonnen por decisão unânime. Apesar de todo espectador ter o direito de achar ridículo.

O Steven Seagal estava por lá - tenho certeza que todos já viram o vídeo do Anderson Silva treinando com o mestre de Aikidô. E tenho certeza que todos queriam saber se o Spider iria usar as técnicas cinematográficas do gordinho. Principalmente para quem acompanha o @ufc no twitter e viu que o Seagal estava junto com o Silva nos camarins e depois viu eles entrando juntos e abraçando-se antes do Anderson entrar no ringue. Vale lembrar que o maior lutador de todos os tempos (na minha opinião), Rickson Gracie, disse em seu auge profissional que lutaria contra qualquer um, menos Steven Seagal.

No primeiro round. Anderson Silva arriscou fazer alguma coisa diferente: não estava defendendo os chute de Sonnen, mas, com a guarda baixa, tentava agarra-los. Creio que ele ia tentar fazer alguma coisa. Sonnen, porém, acho que treinou mais movimentos cinematográficos que o brasileiro e acabou dando um cambalhota para fugir!

O resto da luta foi aquele jogo: Sonnen usou o wrestling monstro dele e ficou por cima, no chão, sem fazer p0rr@ nenhuma - ou nada de eficiente pra terminar a luta. Até o último round.

Quando alguns já perdiam a esperança no brasileiro, que deveria perder por pontos (e Sonnen ainda com 50 pontos), Anderson virou o jogo. Numa guarda estranha, sem se defender, apenas segurando o braço direito de Sonnen para baixo, Silva pegou o gringo num belo triângulo. E sabia que era sua única chance.

Sonnen se debateu, conseguiu jogar as pernas para frente para bloquear o Spider, mas sobrou o braço. Fez um movimento que pareceu um tapa de desistência: e o juiz foi para cima, confirmando a vitória do nosso Anderso Silva!!

Bom, como melhor luta da noite, os dois ganharam 60 mil dólares. Pela finazliação, Anderson faturou outros 60 mil dólares - assim como Hughes pelo estrangulamento.

Chael chegou a negar que deu um tapa de desistência.

@danawhite: "That was a tap and a siiiiiick fight!!!!!"

Concordo.


Rafael Cintra